A ESCOLA

A escola Argilla nasceu inspirada na experiência educacional de Reggio Emilia, referenciada mundialmente, por priorizar e reconhecer o direito da criança como protagonista de sua aprendizagem.

A “Abordagem pedagógica de Reggio Emilia, é considerada uma das melhores em relação ao atendimento educacional de primeira infância. Partindo das pesquisas de Loris Malaguzzi, precursor da proposta italiana, idealiza as cem linguagens da criança em sua aprendizagem.

Ensinar a pensar, é uma das premissas, através das explorações e investigações que agucem a curiosidade espontânea das crianças. Neste sentido, o trabalho com projetos partindo do interesse delas, contemplam a observação, associação, expressão e registro.

Ao projetar o espaço, buscou-se observar os aspectos físicos da proposta de Reggio Emilia, ambientes existentes, que apoiam a propostas, neste sentido o Centro de educação Infantil incorporou no programa de necessidades elementos como:

Arquitetura a serviço do ensino: Percepção espacial

Um ambiente físico que permite dialogar com a proposta pedagógica, tendo como principio o espaço vivo, este que deixa de ser neutro e torna-se agente que, promove e sustenta a prática.

Ao adaptar a escola no espaço já construído adotamos o conceito de Arquitetura Relacional, buscando a circularidade do espaço, para tanto levantamos questionamentos afim de entender , qual a ideia de espaço, para as crianças e para os adultos que o utilizam? Quais são as necessidades da prática? Como projetar um espaço que acolhe, crianças, professores, famílias e colaboradores? Quais as premissas necessárias para um espaço que acolhe e desenvolve os diversos tempos?

Neste sentido a percepção espacial propõem materiais que contemplem estimular as potencialidades através do ambiente construído.

A orientação da edificação em relação ao Sol favorece as áreas de convivência e concentração de crianças, que são banhadas pelo por iluminação natural. A planta plana promove a acessibilidade em todas as áreas.

As áreas destinadas aos grupos de crianças, possuem portas em vidro que permitem acesso direto ao exterior. O uso do vidro em todos os ambientes ratifica a proposta de integração. Piso laminado para conforto térmico e visual em todas as áreas de permanência das crianças. Mobiliário planejado ergonomicamente para cada faixa etária, com designer a fim de proporcionar um ambiente diferenciado e rico em estimulo.


PRAÇAS

Localizadas na entrada principal e na área interna da escola, são locais de intregração entre os grupos, com materiais lúdicos, espaço para as exposições das crianças, onde auxilia na formação de relacionamentos, no sentido em que promove encontros, interações em grupo, histórias, simbolizando o inicio da aquisição de uma identidade pública das crianças.

REFEITÓRIO

O Refeitório deixa de ser um ambiente que supre as necessidades básicas e legais para tornar-se um espaço de integração e convívio, não meramente relacionados com a nutrição física.

"A comida não é somente alimento; é também uma linguagem, um verdadeiro alfabeto com o qual construímos a nossa relação com os outros e com o mundo. Como escola, devemos promover uma educação alimentar saudável e equilibrada que, ao mesmo tempo, seja capaz de reduzir o desperdício e seja sustentável." (Maddalena Tedeschi/Reggio Emila-Itália)

ATELIÊ

Este espaço rompe as convenções da ideia somente para o aprendizado de Arte e torna-se um laboratório do pensar com as mãos, lugar de expressão, onde a criança tem a possibilidade de exercer as diferentes linguagens através de pesquisas, experimentação e manipulação de diversos materiais.

PLAYGROUNDS

Dois playgrounds exclusivos no Brasil, específicos para atender as faixas etárias de 0 a 6 anos.

WATERPLAY

Um espaço para o contato com a água, rico e estimulante, muito utilizado nos parques europeus, pois permite uma interação segura.

CONTATO

47 3029.5004
Rua Visconde de Mauá, 639
América, Joinville - SC